Freguesias do Concelho de Ponta Delgada


Ajuda da Bretanha situa-se na costa noroeste do concelho, engloba o lugar de Nossa Senhora da Ajuda, que dista 27 quilómetros de Ponta Delgada.

Confronta com o mar e com as freguesias de Remédios, Sete Cidades e Pilar da Bretanha.

Área: 7,1 km2 População: 750 habitantes

Festa: Nossa Senhora dos Anjos, no dia 15 de agosto

Arrifes situa-se  a noroeste da cidade, engloba os lugares de Piedade, Saúde e Milagres, que distam três, quatro e seis quilómetros, respetivamente, de Ponta Delgada.

Confronta com as freguesias de São José, Santa Clara, Relva, Covoada, Capelas, São Vicente Ferreira, Fajã de Cima e São Sebastião. 

Área: 25,68 km2  População: 6955 habitantes

Festas: Nossa Senhora da Saúde, no 3º domingo de agosto; Nossa Senhora dos Milagres, no 3º domingo de setembro; Nossa Senhora da Piedade, no 4º domingo de setembro.


Capelas situa-se na costa norte do concelho, dista cerca de 13 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de São Vicente Ferreira, Arrifes, Relva, Feteiras e Santo António. 

Área: 16,76 km2 População: 3762 habitantes

Festa: Nossa Senhora da Apresentação no 4º domingo de julho


Candelária situa-se na costa sul do concelho, dista cerca de 20 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Feteiras, Sete Cidades e Ginetes.

Área: 8,77 km2  População: 1177 habitantes

Festas: Santíssimo Sacramento, no 2º domingo de setembro



Covoada situa-se no sopé da Serra Devassa, dista cerca de seis quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com as freguesias de Relva, Feteiras, Capelas e Arrifes.

Área: 9,31 km2  População: 1262 habitantes

Festa: Nossa Senhora da Ajuda, no 4º domingo de agosto




Fajã de Baixo dista cerca de três quilómetros de Ponta Delgada e confronta com as freguesias de São Pedro, Fajã de Cima e São Roque.

Área: 4,07 km2  População: 4475 habitantes

Festa: Nossa Senhora dos Anjos, no dia 15 de agosto



Fajã de Cima dista cerca de três quilómetros de Ponta Delgada e confronta com as freguesias de São Roque, Fajã de Baixo, São Pedro, São Sebastião, Arrifes, São Vicente Ferreira, Fenais da Luz, Calhetas (Ribeira Grande) e Pico da Pedra (Ribeira Grande).

Área: 11,93 km2  População: 3606 habitantes

Festa: Nossa Senhora da Oliveira no 4º domingo de agosto



Fenais da Luz situa-se na costa norte do concelho, inclui os lugares do Bom Jesus dos Aflitos e do Farropo, e dista cerca de 14 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Fajã de Cima, São Vicente Ferreira, Calhetas (Ribeira Grande) e Pico da Pedra (Ribeira Grande).

Área: 7,78 km2  População: 1902 habitantes

Festa: Nossa Senhora da Luz, no 2º domingo de setembro


Feteiras situa-se na costa sul do concelho, dista cerca de 15 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Relva, Capelas, Santo António, Sete Cidades e Candelária.

Área: 23,55 km2  População: 1712 habitantes

Festa: 1.º domingo de setembro - Festa do Santíssimo Sacramento, 13 de dezembro - Festa da Padroeira, Santa Luzia


Ginetes inclui o lugar da Várzea, a cerca de 26 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Candelária, Sete Cidades e Mosteiros.

Área: 12,18 km2 População: 1378 habitantes 

Festas: São João (Ginetes), no dia 24 de junho. Jesus, Maria e José (Várzea), no 4º domingo de julho; Filarmónica Minerva de Ginetes no 1º domingo de agosto



Livramento dista cerca de seis quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de São Roque, Pico da Pedra (Ribeira Grande), Rabo de Peixe (Ribeira Grande) e Rosário (Lagoa).

Área: 5,7 km2  População: 4062 habitantes

Festa: Nossa Senhora do Livramento, no 2º domingo de setembro


Mosteiros confronta com o mar e com as freguesias de Ginetes, Sete Cidades e Pilar da Bretanha.

Área: 9,27 km2  População: 1188 habitantes

Festa: Nossa Senhora da Conceição no 3º domingo de agosto





Pilar da Bretanha situa-se na costa noroeste do concelho, engloba o lugar de Nossa Senhora do Pilar, que dista 30 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Mosteiros, Sete Cidades e Ajuda da Bretanha.

Área: 6,12 km2  População: 750 habitantes

Festa: Nossa Senhora do Pilar, no 1º domingo de setembro


Relva dista cerca de cinco quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Santa Clara, Arrifes, Covoada e Feteiras.

Área: 11,63 km2  População: 3005 habitantes

Festa: Nossa Senhora das Neves no 1º domingo de agosto




Remédios situa-se na costa noroeste do concelho, dista cerca de 23 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Santa Bárbara, Sete Cidades e Ajuda da Bretanha.

Área: 5,53 km2  População: 996 habitantes

Festa: Nossa Senhora dos Remédios, no 1º domingo de agosto



São José parte integrante da cidade de Ponta Delgada, na costa sul do concelho, confronta com o mar e com as freguesias de São Sebastião, Arrifes e Santa Clara.

Área: 1,6 km2  População: 5934 habitantes 

Festa: São José, no dia 19 de março




São Pedro parte integrante da cidade de Ponta Delgada, na costa sul do concelho, confronta com o mar e com as freguesias de São Roque, Fajã de Baixo, Fajã de Cima e São Sebastião.

Área: 2,92 km2  População: 7942 habitantes

Festa: São Pedro, no dia 29 de junho



São Roque situa-se na costa meridional do concelho, confronta com o mar e com as freguesias de Livramento, Fajã de Cima, Fajã de Baixo, São Pedro, Pico da Pedra (Ribeira Grande) e Rabo de Peixe (Ribeira Grande).

Área: 7,06 km2  População: 4414 habitantes

Festa: São Roque, no 3º domingo de agosto



São Sebastião parte integrante da cidade de Ponta Delgada, na costa sul do concelho, confronta com o mar e com as freguesias de São Pedro, Fajã de Cima, Arrifes e São José.

Área: 3,40 km2  População: 4291 habitantes

Festa: São Sebastião, no dia 20 de janeiro




São Vicente Ferreira situa-se na costa norte do concelho, confronta com Capelas, Arrifes, Fajã de Cima e Fenais da Luz.

Área: 11,37 km2  População: 2361 habitantes

Festa: São Vicente no penúltimo domingo de agosto




Santa Bárbara situa-se na costa norte do concelho, dista 20 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Santo António, Sete Cidades e Remédios.

Área: 8,69 km2  População: 881 habitantes

Festa: Santa Bárbara, no 3º domingo de julho



Santa Clara situa-se na costa sul do Concelho. Confronta com o mar e com as freguesias de Relva, Arrifes e São José.

Área: 2,3 km2  População: 4500 habitantes

Festa: 1º domingo de setembro.




Santo António situa-se na costa norte do concelho, dista cerca de 18 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com o mar e com as freguesias de Capelas, Feteiras, Sete Cidades e Santa Bárbara.

Área: 11,69 km2  População: 2000 habitantes

Festa: Santo António, no 1º domingo de julho



Sete Cidades situa-se no interior de uma cratera, dista cerca de 32 quilómetros de Ponta Delgada. Confronta com as freguesias de Feteiras, Candelária, Ginetes, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Ajuda da Bretanha, Remédios, Santa Bárbara e Santo António.

Área: 19,03 km2  População: 853 habitantes

Festa: São Nicolau, no 2º domingo de agosto